Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tempo de música

Fala moçada de Deus!!

O assunto de hoje é tempo de música.

Pra quem não sabe, a medida mundial de tempo é o bpm (Beats Per Minute = Batidas Por Minuto), tal como o grama é pro peso e o metro é pra distância. Então, todas as músicas possuem uma contagem pré-estabelecida que é medida em bpm.
Existem diferentes grupos de tempos de música que determinar a velocidade delas, mas sobre isso comentaremos posteriormente no blog.

Agora, muitas pessoas, tanto instrumentistas quanto vocalistas têm dificuldade com o tempo e o ritmo das músicas. Por isso, aqui vão algumas dicas para se corrigir o problema.

A primeira coisa que todos podemos fazer é uma simples brincadeira de tempo que funciona assim: Você escolhe uma música que você já conheça e tenha intimidade com a letra. Se preocupe com o instrumental e procure sentir a pulsação da música. (A pulsação é fácil de sentir pelo simples de você balançar a cabeça na batida da música. Os tempos fortes ficam evidenciados pelas batidas do baterista no prato de ataque da bateria.)

Feito isso, você começa a cantar a música e, de tempos em tempos você clica no botão mute do aparelho. Hoje vou falar de um software para aqueles que usam demais o computador. Estou falando do WMP ou Windows Media Player (Tocador de Mídia do Windows).

Então, você dá o play na música escolhida; depois aperta o mute e continua cantando a música normalmente por alguns segundos; finalmente você aperta o mute e verifica se a parte que está tocando é a mesma que você está cantando. Se for, tudo bem! Meus parabéns! Você conhece muito bem a música. Se não, é melhor você treinar mais, porém não se desanime: pode ser difícil, mas jamais impossível!

Agora vai um toque para instrumentistas (bateristas, percursionistas, guitarristas, tecladistas e outros em geral, o que pode servir para os vocalistas - interessados, favor escrever). Você quer pegar aquele solo, gosta de tocar, mas quando toca com a banda parece que está fazendo tudo errado e sozinho você se sente o cara, se é de você que eu estou falando? Então o que você precisa é de um metrônomo.

Agora, caso você tenha um computador, existe também outra alternativa. No WMP, você clica com o Mouse em Ferramentas, Aprimoramento, Velocidade de Execução (ou algo parecido, depois posto imagens aqui), e depois é só diminuir a velocidade da música e tocar seu instrumento ou cantá-la junto com o computador. Detalhe: a música precisa estar copiada no computador. Direto do CD ou DVD não funciona! O formato da música pode ser em MP3 (arquivo compactado de áudio), ou WMA (Windows Media Audio - Arquivo de Mídia do Windows).

Eu indico você a fazer isso com a música em uma velocidade menor, pois assim fica um pouco mais difícil. Você, treina o o difícil que, quando colocar na velocidade normal tudo ficará muito mais fácil.

Isso serve pra qualquer música. Se quiser aprender um solo muito rápido, ou uma canção com "voltinhas" muito complicadas, o segredo é treinar o mais devagar possível. Fazendo assim, você melhora tecnicamente e aprenderá as próximas músicas mais facilmente.

Deus Abençoe a Todos!
Os. 4:6a

Não se esqueçam de entrar em contato pelo Orkut (Família Leão), ou pelo Twitter (twitter.com/phillion7).

Em breve curso de canto para back-vocals e lead-vocals na Igreja Batista do Caminho - Vale das Nogueiras, no Zanaga em Americana/SP. Entre em contato pelos Telefones (19) 3012-1298 e (19) 9314-0868.

Material ficará disponível na Internet.

Nenhum comentário: