Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Começanndo nosso novo curso!

Olá povo de Deus!

Fiquei feliz em saber que muitos tem visitado nosso blog e gostado das postagens. Não esqueçam de entrar em nossa comunidade no Orkut. O link se encontra em nosso blog, a direita. Agora entraremos numa nova fase...

Nessa fase, iremos tratar de assuntos relacionados à música, tanto de teoria, quanto de técnica vocal, quanto também de solfejo. Após alguns meses trabalhando em Manaus, ainda estudando no CAUA (Centro de Artes da Universidade do Amazonas), conheci um sistema chamado de Nashville System onde cada nota de uma música (cifra) é alterada por um número. Aqui, usaremos o mesmo princípio para fazer nossos solfejos, ou seja, sempre que formos cantar "Dó - Ré - Mi..." utilizaremos números "1 - 2 - 3...". Dessa maneira, ao mudarmos de escalas não precisaremos dizer "sustenido" (#) ou "bemol" (b).

Em todo curso de canto ou de música em geral, é indicado que se vise primeiramente a afinação. Do que adianta alguém cantar qualquer música que seja no ritmo ou no tempo, porém, sem afinação? Por isso, aqui primaremos na ênfase da afinação que começa com a educação do ouvido. Se você conseguir ouvir e definir se algo ou alguém está afinado, já é um passo, porém não é suficiente. Você precisa se ouvir.

Uma boa dica para começar é gravando você mesmo cantando 'descompromissadamente' uma música simples e fácil (sen muitas voltinhas e efeitos na voz). Depois você pode se ouvir e dizer se está bom ou não. Outra coisa é cantar na frente de alguém que dê uma opinião verdadeira (não vale irmão, pai, mãe, parente próximo). É indicado que você peça para uma pessoa neutra (não precisa ser profissional), que seja imparcial e franca. Por favor, lembre-se de que essa pessoa será franca, ou seja, se você for um *CP, e essa opinião seja diferente do que você pensa de si mesmo, leve em consideração tudo o que for dito e anote a data, o horário e a música, pois meu desafio consiste de que um dia você possa voltar àquela pessoa e cantar novamente para ter um julgamento diferente do primeiro.

Vale ressaltar que, nosso país é um país de desafinados, pois a maioria dos brasileiros somente começa a estudar um pouquinho de música geralmente na adolescência ou na fase adulta, e dos que começam a estudar, apenas 3% vai até o fim. 60% desistem após alguns meses e não voltam a estudar mais e os 37% que sobram são aqueles que pensam que já sabem de tudo e não precisam mais dos mestres e professores e investem numa carreira independente. Senão são aqueles que cantam em corais de igreja, cantam em casamentos e param por aí. Não investem mesmo numa vida de ensino sério onde poderiam somar algo de sua vida pessoal na história da música cristã por causa muitas vezes do egoísmo e/ou do orgulho.

Por favor, me entendam no que eu estou dizendo! Isso não significa que todos que cantam em casamentos e festas ou em coros pequenos de igrejas sejam orgulhosos e egoístas, mas todos nós conhecemos uma ou mais pessoas que fazem parte de uma banda evangélica ou canta em casamentos e festas, não estudou tudo o que tinha que estudar ou até mesmo nunca estudou e, como se diz por aí "é um mala" (se acha mais que todos).

Hoje estamos com esse propósito, que é mudar a história das nossas vidas. Vou colocar pontos sobre solfejo, técnica vocal e teoria para todo crente poder pisar na cabeça de satanás e fazer a diferença em seu ministério. Amém?

Por isso comece hoje mesmo.. faça uma gravação sua cantando, cante para um amigo ou amiga e anote os comentários. Todos podem não ser do seu agrado, o que não significa que serão ruins. Todos serão bons mesmo que você não concorde pois todos lhe impulsionarão para mais perto do seu objetivo: cantar bem.

Me escreva no twitter (@phillion7), visite nossa comunidade no Orkut, assine nosso blog no seu leitor de feed do seu e-mail, mas não fique de fora, tá certo?

VAMOS LOUVAR AO SENHOR COM EXCELÊNCIA!!!!

*CP = caso perdido

Nenhum comentário: