Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Solfejo I

Shalom!

Finalmente voltamos a falar sobre canto e, em nossas aulas passadas, tratamos sobre timbre, impostação vocal, força e apoio diaframático.

Foi-me feita uma pergunta muito concernente, mas dessa vez não foi o Juquinha que a fez. Thaene, minha esposa perguntou: "Existe alguma música ou cantora que eu deva ouvir para aprimorar minha voz?"

Existe! Porém são necessários alguns conhecimentos básicos da música para se saber ao certo. É claro que a maioria dos seres humanos prefere tudo dado mastigadinho, dado "de bandeja", ao invés de ter que fazer algum esforço. Porém, quero que você que está lendo, primeiro aprenda mais sobre sua própria voz para depois saber distinguir o que é ou não melhor para você cantar.

Para você conhecer bem sua voz, o primeiro passo é conhecer sua tessitura.

Tessitura: extensão vocal de cada pessoa. Em outras palavras é o limite que cada pessoa tem com relação à sua voz (agudo ou grave).

Atenção: Tudo o que se sabe de música sempre vem em forma de conceito, por isso, tudo o que eu vou escrever aqui será explicado ao máximo, porém com a minha opinião. Caso você discorde de algo ou tenha alguma dúvida, sinta-se livre para escreve para: phillion7@gmail.com

Voltando...

Agudo: Todos conhecem como voz fina... Imaginem Ana Paula Valadão Bessa cantando "Em Jesus sou mais que vencedor" (Diante do Trono 9 - Príncipe da Paz). (Conceito: som em alta freqüência).

Grave: o oposto do Agudo, é mais conhecido como grosso, ou voz da pessoa que canta grosso. No momento não me vem música alguma com alguém cantando bem grave, mas logo falarei mais sobre o assunto. (Conceito: som em baixa freqüência).

Timbre de voz: São em geral 4, 2 femininos e 2 masculinos.

Vamos falar do mais agudo* ao mais grave*:

1. Soprano (mulher)

2. Contralto (mulher)

3. Tenor (homem)

4. Baixo (homem)

Explicando mais sobre agudos e graves existe uma comparação fácil. Imagine o tom de discagem do telefone (o famoso TUUUUU...). Se compararmos o tom de discagem com a voz do Exterminador do Futuro 2 ou 3, qual dos dois é mais fino? É claro que o tom de discagem do telefone é o mais fino. Quando o som for "fino", chamamos esse som de agudo. Quando o som for "grosso", chamamos de grave.

As mulheres comparadas com os homens são os agudos na música, porém mesmo entre as mulheres existem o grave e o agudo. O soprano é o agudo. O contralto é o grave.

Entre os homens não é diferente. O tenor é o agudo e o baixo é o grave.

Agora, como saber qual é o meu tipo de voz? Boa pergunta essa, não?

Eu aprendi com o meu professor, Maestro Moisés Rodrigues do coral jovem do Centro Cultural Cláudio Santoro uma técnica rebuscada para descobrir o timbre de uma pessoa, porém, como já disse exige um conhecimento mais rebuscado na área além de muito cuidado, pois um exame executado errado pode custar a voz de alguém. Então, posso dizer assim, a grosso modo: (lembre-se: a grosso modo)

Se você é mulher, e consegue cantar confortavelmente uma música da Ana Paula (Queremos cantar Teus louvores), ou seja, confortavelmente eu quero dizer 'sem arder a garganta', é muito provável que você seja um soprano. Agora se essa for difícil, mas cantar algo como Fernanda Brum (Abra os meus ouvidos, eu quero ouvir...), você é um contralto.

Obs.: Há casos onde você pode cantar mais agudo ou mais grave que as músicas que eu citei, mas é por isso que eu disse que é grosseiro o modo para avaliar. Por isso, este exemplo de avaliação é apenas para se ter uma idéia da sua voz, o que não lhe isenta de procurar um profissional da área.

Agora, para os homens, assim como a maioria das pessoas no Brasil, não possuem estudo musical desde a infância, o que torna difícil tal classificação.

Para os tenores eu indico Regis Danese (Entra na minha casa, entra na minha vida). Se você consegue cantar essa parte tranquilamente (sem coçar a garganta e nem ficar rouco após cantar), você tem grandes chances de ser tenor. Por outro lado, se você não se sente confortável cantando essa música, mas por outro lado é melhor cantar Davi Sarcer (A quem tenho eu nos céus além de Ti - Abro Mão dos meus sonhos), pode-se dizer que você é, no mínimo um barítono (meio termo entre tenor e baixo).

Se você quiser cantar algo, mas não sabe se é bom pra você cantar leve em consideração essas dicas:

o Não imite a voz do cantor ou cantora! Cante com a sua voz;

o Se na hora de cantar junto com o CD ou DVD coça ou dói, pare imediatamente! Essa música é grave ou aguda demais pra você;

o Evite treinar cantando músicas com cantores que cantam agudo demais ou grave demais, a não ser se para você seja confortável;

o Ao cantar a música, você não se ouvir é um ótimo passo pra você ficar surdo e/ou gritar muito, forçando sua voz, então: ABAIXE O VOLUME DA MÚSICA!

Cante, expresse seus sentimentos, mas não há necessidade de abusar. Adore ao Senhor, mas Ele não quer mais os sacrifícios de antes. Ele quer sim, adoradores...

Shalom!

Logo escrevo mais...

http://twitter.com/phillion7

(meus comentários)

www.myspace.com/phillion7music

(em breve músicas e exercícios)

www.youtube.com/famile.leo

(em breve vídeos)

Nenhum comentário: