Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ministério de Louvor

Graça e paz...


Continuando o assunto da minha primeira postagem, por que se escolhe uma música para se cantar na igreja? Já ouvi muita coisa, inclusive coisas que não honram o nome de Deus em nada. Minha pergunta pra você hoje é, se você tem influência na escolhas das músicas tocadas ou cantadas em seu ministério: Quais critérios você usa para escolher cantar ou tocar no seu mistério?


Que sugestões você teria para cantar no seu ministério? Justifique. (Responda na nossa comunidade do orkut)

Todo líder de um ministério de louvor deve ter um bom relacionamento com as pessoas. Ser líder é ser servo. Ser o primeiro a chegar, o último a sair, conseguir as cifras das músicas, as letras para os back-vocals, ter um ótimo relacionamento entre ele e o pastor, organizar o repertório para os cultos, de preferência, que as músicas tenham haver com a palavra a ser ministrada, ou seja, servir à igreja e ao ministério. Muitos se enganam quando pensam que ser líder apenas mandar em outras pessoas, mas todo líder é servo de quem as lidera.

É o mesmo que um pai é para seu filho. O filho obedece seu pai por respeito e tal respeito é conquistado pelo amor demonstrado pelo pai.


Um bom líder é aquele que demonstra amor por seus liderados. Ao verem o amor expresso em ações, o respeito vem quase que imediatamente, na maioria dos casos.


Pra você saber se você é um bom líder, é só você ver se todos acatam seus comandos, se quando você marca seus ensaios e todos chegam e cumprem suas obrigações, etc. Ser líder é difícil! Mas quando Deus é seu líder e você segue todas as coisas que Ele lhe diz pra fazer, será sempre bem sucedido. Lembre-se: "Respeito não se impõe! Se ganha!"


Para quem é liderado a 'coisa' é bem mais fácil. Obedeceu, está dentro. Desobedeceu, está fora.

O bom liderado é aquele que faz o que lhe é proposto, mas também auxilia a liderança para que o ministério seja desempenhado com exelência.


Se você é back-vocal, deve ser afinado (é claro), aprender as letras das músicas e procurar sempre chegar no horário dos ensaios, chegar um pouco mais cedo nos cultos para passar os microfones.

Se você é lead-vocal (pessoa que ministra o louvor durante o culto), deve seguir todos os passos anteriores, além de montar o repertório (se você for designado(a) a isso), seguindo sempre sua escala, se ela existir.


Se você é instrumentista o assunto é um pouco diferente. Além de fazer tudo o que os outros devem fazer (até quando o assunto é decorar a letra das músicas), deve também cuidar da manutenção dos instrumentos, tal como limpeza, guarda, e afinação. Os cuidados com os cabos e fios estão inclusos nisso.

Agora vai algo para o ministério de música que, em minha opinião, deve ser mais importante do que tudo o que já escrevi até agora. Esse ministério é um dos maiores dentro de uma igreja e envolve todos os envolvidos com música tais como:


1. Louvor:

a. O pessoal que canta (lead and back-vocal);

b. Instrumental (baterista, tecladista, etc.);

2. Dança (se houver);

3. Som (de preferência se houver uma pessoa ou uma equipe responsável pelo assunto);

4. Pastores, diáconos e obreiros (o que inclui quem for ministrar a palavra durante o culto).


Esses quatro departamentos devem ter um excelente relacionamento entre si. Se isso não for assim, muitos problemas ocorrerão entre eles, o que inclui fofocas, intrigas, invejas e discórdias, assim como muitas outras.

Eu já fiz parte de todos esses departamentos e tenho uma visão um tanto curiosa que se tem quando se está vendo cada situação pela ótica de cada um dos mesmos.


Por exemplo: Culto evangelítico ou um culto especial.


Pastores: Pensam em um evento que sirva para convidar pessoas e transformá-lo em uma grande colheita. Passam essa idéia para o louvor e dança, esperando que eles retribuam com um maravilhoso evento.

Louvor: escolhem um repertório que, às vezes pode ter sido ou não indicado pelo pastor. Quando não, escolhem de acordo com sua própria noção do que é ou não o ideal para o dia. Em muitos dos casos, a dança (quando existe na igreja), é apenas avisada que deve participar dos ensaios do louvor para montar as coreografias.


Dança: são geralmente intimados pelo louvor para montar coreografias para as músicas por ele tocadas, porém muitas vezes pega CDs ou DVDs e monta as coreografias agindo, de certa maneira igual como o louvor, escolhendo indiscriminadamente (o que é comum).


Som: Geralmente somente são lembrados quando alguém precisa de mais retorno, ou o microfone de alguém não está funcionando, ou se precisa trocar a bateria do sem fio do pastor e, ah! Não esquece que quando a dança entrar, é a faixa número 10 do CD preto!


Moral da história: O pastor tem um rebanho pra guiar, alimentar e cuidar. Conta com o auxílio dos departamentos. Cada departamento é um, e funciona independente do outro. Chegando o dia do evento (e sou testemunha disso, pois, como já disse antes, já fiz parte de cada um desses departamentos por um tempo médio de 3 anos), voltando ao dia do evento, às vezes o CD está pulando justamente na faixa 10 e, como é de se esperar, antes da faixa 10 começar, fica aquele silêncio mortal, onde todos ficam olhando uns para os outros. Durante o louvor, a dança está improvisando, pois "justamente aquela canção não deu pra pegar porque precisavamos ensaiar para terminar a faixa 10". Foi decidido que a irmã "Mariazinha", da dança lideraria um espontâneo e os outros seguiriam. O solo da irmã "Mariana", do louvor deixamos para o(a) líder da dança solar usando a "fita" (quem for da dança vai entender). Quando a "Mariana" estava ensaiando, o instrumental não conseguia fazer igual ao CD, por isso usamos playback. Pra ficar ainda melhor, o pastor nem faz o apelo pois na igreja só tem crente e, se houver algum rosto novo, é de um parente de alguém do louvor ou da dança que é de outro ministério (igreja), e foi ali naquela noite assistir alguém (sem hipocrisia! Infelizmente é verdade). No final de tudo, o pessoal que era linha de frente do ministério, aqueles que deveriam ajudar o Sacerdote da igreja carregando as coisas junto com ele, estão tão atentos com tantos detalhes "importantes" do evento que se esquecem do essencial: Das Almas! Como se diz na minha terra sobre quem joga mal futebol: Não precisa nem marcar, pois a Natureza por si, marca. Ou seja, não oferece resistência ao inimigo de nossas almas.


É preciso um algo a mais!


É necessário que as lideranças caminhem juntas para fazer o corpo de Cristo andar.

Você que é líder de louvor, se vai haver algum evento de dia especial em sua igreja, entre em contato com as lideranças da igreja e seja organizado, pois querendo ou não, você é o responsável. Se você não sabia, então fique sabendo que todos olharão pra você e não adianta jogar a culpa na equipe de som ou na aparelhagem. Convide o líder de cada departamento e converse sobre o assunto. Estude-o. Pense em tudo o que pode dar errado. Agora, com essa onda de apagão, preveja o imprevisível. Convide a intercessão, para orarem pelo evento. Convide a dança e pense no seguinte: ao vivo é muitas vezes mais orgânico, mais natural, mais vivo do que um CD. Para isso, ensaie com sua banda e, se sua banda não é assim tão boa, contrate um profissional que cuide para que isso venha a acontecer (esse é o meu trabalho, diga-se de passagem). Convide o líder da equipe de som. Compartilhe com ele suas idéias e esteja presente quando a dança disser o que quer. Outra coisa: SE IMPORTE com o que os outros têm a dizer; PEÇA AJUDA sempre que precisar; PEÇA OPINIÃO sobre tudo o que for fazer, mesmo que o que você quiser fazer aparentemente seja o melhor a fazer; PEÇA SUGESTÕES de músicas, peças de teatro, ornamentação, etc. Um líder acessível que tem um bom ouvido sempre alcança seus objetivos. Um líder General ou Gerente nem sempre. Se der tudo errado ASSUMA TODA A RESPONSABILIDADE E NÃO DIVIDA COM NINGUÉM. Se der tudo certo NÃO ACEITE CRÉDITO ALGUM! Aliás, DIVIDA COM TODOS OS LÍDERES que trabalharam com você e DÊ A SUA PARTE A ALGUÉM. O mais importante de tudo é que você precisa ser sempre verdadeiro(a) no que disser.


Bom, que Deus abençoe a todos!


Ficam aqui alguns versículos importantes. Por favor, LEIAM.


Filipenses 2:3 = Faça o outro maior do que você.


I Pedro 5:5-7 = Seja humilde; Ele te exaltará; Ele tem cuidado de ti.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Solfejo - Vamos Cantar?

Blog-Solfejo Vamos cantar um pouco?

Shalom!

Hoje eu faço um convite a todos: Vamos cantar?

Para começo de conversa, é necessário esclarecer um conceito para afinação. Uma pessoa afinada é aquela que consegue cantar uma música com ou sem o acompanhamento de um instrumento quer seja melódico ou harmônico sem variar o tom de maneira descordenada. Para que a pessoa deixe de ser desafinada, é necessário o aprendizado do solfejo.

É por isso o convite. Assim que eu conseguir postar os áudios que estou desenvolvendo, todos terão acesso a esse material.

Vamos cantar, mas para cantar, precisamos das notas musicais. Nesse exercício, vamos utilizar números ao invés dos nomes. No caso, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, iremos cantar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Se você é do tipo Fã de filmes e gosta de clássicos e, também de musicais, procure pelo filme "A Noviça Rebelde" (The Sound of Music), é praticamente uma aula de solfejo com nada mais, nada menos que Julie Anders, que era um maravilhoso soprano. Ela canta inúmeras vezes falando o nome das notas (Dó, Mi, Mi, Mi, Sol, Sol...).

O Segredo principal do solfejo é você cantar o desenho de uma escala maior, por exemplo, a de Dó.

C - D - E - F - G - A - B - C

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

Numa escada, temos degraus, de onde se sobe e/ou desce. No caso da música, temos escalas e os degraus são graus.

Os exercícios são esses:

1. 1-2-3-4-5-6-7-8

2. 8-7-6-5-4-3-2-1

3. 1-2-1-3-1-4-1-5-1-6-1-7-1-8

4. 8-7-8-6-8-5-8-4-8-3-8-2-8-1

5. 1-2-1-2-3-2-1-2-3-4-3-2-1-2-3-4-5-4-3-2-1-2-3-4-5-6-5-4-3-2-1-2-3-4-5-6-7-6-5-4-3-2-1-2-3-4-5-6-7-8

6. 8-7-8-7-6-7-8-7-6-5-6-7-8-7-6-5-4-5-6-7-8-7-6-5-4-3-4-5-6-7-8-7-6-5-4-3-2-3-4-5-6-7-8-7-6-5-4-3-2-1

Esses exercícios me foram ensinados pelo professor e maestro Elton Jonhson, professor da Universidade Federal do estado do Amazonas e maestro regente do Coral do CAUA (Centro de Artes da Universidade do Amazonas).

Deus Abençoe a todos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Solfejo I

Shalom!

Finalmente voltamos a falar sobre canto e, em nossas aulas passadas, tratamos sobre timbre, impostação vocal, força e apoio diaframático.

Foi-me feita uma pergunta muito concernente, mas dessa vez não foi o Juquinha que a fez. Thaene, minha esposa perguntou: "Existe alguma música ou cantora que eu deva ouvir para aprimorar minha voz?"

Existe! Porém são necessários alguns conhecimentos básicos da música para se saber ao certo. É claro que a maioria dos seres humanos prefere tudo dado mastigadinho, dado "de bandeja", ao invés de ter que fazer algum esforço. Porém, quero que você que está lendo, primeiro aprenda mais sobre sua própria voz para depois saber distinguir o que é ou não melhor para você cantar.

Para você conhecer bem sua voz, o primeiro passo é conhecer sua tessitura.

Tessitura: extensão vocal de cada pessoa. Em outras palavras é o limite que cada pessoa tem com relação à sua voz (agudo ou grave).

Atenção: Tudo o que se sabe de música sempre vem em forma de conceito, por isso, tudo o que eu vou escrever aqui será explicado ao máximo, porém com a minha opinião. Caso você discorde de algo ou tenha alguma dúvida, sinta-se livre para escreve para: phillion7@gmail.com

Voltando...

Agudo: Todos conhecem como voz fina... Imaginem Ana Paula Valadão Bessa cantando "Em Jesus sou mais que vencedor" (Diante do Trono 9 - Príncipe da Paz). (Conceito: som em alta freqüência).

Grave: o oposto do Agudo, é mais conhecido como grosso, ou voz da pessoa que canta grosso. No momento não me vem música alguma com alguém cantando bem grave, mas logo falarei mais sobre o assunto. (Conceito: som em baixa freqüência).

Timbre de voz: São em geral 4, 2 femininos e 2 masculinos.

Vamos falar do mais agudo* ao mais grave*:

1. Soprano (mulher)

2. Contralto (mulher)

3. Tenor (homem)

4. Baixo (homem)

Explicando mais sobre agudos e graves existe uma comparação fácil. Imagine o tom de discagem do telefone (o famoso TUUUUU...). Se compararmos o tom de discagem com a voz do Exterminador do Futuro 2 ou 3, qual dos dois é mais fino? É claro que o tom de discagem do telefone é o mais fino. Quando o som for "fino", chamamos esse som de agudo. Quando o som for "grosso", chamamos de grave.

As mulheres comparadas com os homens são os agudos na música, porém mesmo entre as mulheres existem o grave e o agudo. O soprano é o agudo. O contralto é o grave.

Entre os homens não é diferente. O tenor é o agudo e o baixo é o grave.

Agora, como saber qual é o meu tipo de voz? Boa pergunta essa, não?

Eu aprendi com o meu professor, Maestro Moisés Rodrigues do coral jovem do Centro Cultural Cláudio Santoro uma técnica rebuscada para descobrir o timbre de uma pessoa, porém, como já disse exige um conhecimento mais rebuscado na área além de muito cuidado, pois um exame executado errado pode custar a voz de alguém. Então, posso dizer assim, a grosso modo: (lembre-se: a grosso modo)

Se você é mulher, e consegue cantar confortavelmente uma música da Ana Paula (Queremos cantar Teus louvores), ou seja, confortavelmente eu quero dizer 'sem arder a garganta', é muito provável que você seja um soprano. Agora se essa for difícil, mas cantar algo como Fernanda Brum (Abra os meus ouvidos, eu quero ouvir...), você é um contralto.

Obs.: Há casos onde você pode cantar mais agudo ou mais grave que as músicas que eu citei, mas é por isso que eu disse que é grosseiro o modo para avaliar. Por isso, este exemplo de avaliação é apenas para se ter uma idéia da sua voz, o que não lhe isenta de procurar um profissional da área.

Agora, para os homens, assim como a maioria das pessoas no Brasil, não possuem estudo musical desde a infância, o que torna difícil tal classificação.

Para os tenores eu indico Regis Danese (Entra na minha casa, entra na minha vida). Se você consegue cantar essa parte tranquilamente (sem coçar a garganta e nem ficar rouco após cantar), você tem grandes chances de ser tenor. Por outro lado, se você não se sente confortável cantando essa música, mas por outro lado é melhor cantar Davi Sarcer (A quem tenho eu nos céus além de Ti - Abro Mão dos meus sonhos), pode-se dizer que você é, no mínimo um barítono (meio termo entre tenor e baixo).

Se você quiser cantar algo, mas não sabe se é bom pra você cantar leve em consideração essas dicas:

o Não imite a voz do cantor ou cantora! Cante com a sua voz;

o Se na hora de cantar junto com o CD ou DVD coça ou dói, pare imediatamente! Essa música é grave ou aguda demais pra você;

o Evite treinar cantando músicas com cantores que cantam agudo demais ou grave demais, a não ser se para você seja confortável;

o Ao cantar a música, você não se ouvir é um ótimo passo pra você ficar surdo e/ou gritar muito, forçando sua voz, então: ABAIXE O VOLUME DA MÚSICA!

Cante, expresse seus sentimentos, mas não há necessidade de abusar. Adore ao Senhor, mas Ele não quer mais os sacrifícios de antes. Ele quer sim, adoradores...

Shalom!

Logo escrevo mais...

http://twitter.com/phillion7

(meus comentários)

www.myspace.com/phillion7music

(em breve músicas e exercícios)

www.youtube.com/famile.leo

(em breve vídeos)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Workshop de Bateria

Shalom!

Finalmente estamos de volta após o excelente Workshop de Bateria e, antes de falarmos sobre canto, quero dar algumas palavrinhas sobre o assunto.

Primeiramente, o que é workshop?

Notei que até mesmo alguns de nossos parceiros chamaram o Workshop d show, o que foi um engano. Aqui na região de Campinas, o assunto praticamente é novidade. Workshop é uma espécie de aula, onde há uma interação maio entre aluno e professor. O aluno, além de fazer perguntas pode serr convidado a executar um exercício em frente aos outros. Geralmente, distribui-se brindes e faz-se sorteios. Outro nome que se dá a um workshop é Master Class (Aula Mestra). Nesses tipos de aula, o professor executa áreas de músicas e depois explica cada execução dando dicas e oferecendo 'macetes' para seus alunos. Possui uma duração relativamente curta e é executada em intervalos de meses ou anos.

Nosso workshop um número pequeno, porém expressivo levando em consideração ao marketing feito e pelo fato do professor não ser conhecido.

Fizemos sorteios de Baquetas, os alunos tocaram solos, houveram quatro apresentações musicais e ainda um sorteio de uma pizza.

Em breve estaremos postando no youtube alguns vídeos que foram gravados no evento, além de divulgar aqui o local das postagens das fotos.

Nossos Parceiros são:

· Luthier Igor Petinatti de Americana/SP (afinação e customização à Guitarra e ao baixo);

· Sr. Nenê de Campinas/SP (Loja Timbres de guitarra e Baixo);

· Sr. Beto d Campinas/SP (Loja Timbres de percurssão pelas baquetas e feltros);

· Loja CBorges de Manaus/AM (Baquetas);

· CCMT de Manaus/AM (Suporte financeiro para o banner);

· Sr. Donizete de Americana/SP (Pizzaria Recanto);

· Igreja Batista do Caminho (Suporte Físico e Propaganda), na pessoa do pr. Vladimir Uvinha e aos membros que nos apoiaram (Som, datashow, introdução e zeladoria);

· Igreja Batista Vida Nova (Propaganda), na pessoa dos pastores Noboyuki e Samara Yamashida;

· Rafael "Guli" Marangoni (Baixo);

· Efraim Gomieri (Guitarra);

· Jeferson da Igreja Batista Memorial de Americana/SP (Transporte e divulgação);

· Thiago Leão (bateria) por ter aceitado o convite a essa empreitada.

A todos, meus parabéns!